h1

Fashion Rio: primeiras impressões!

junho 9, 2009

Com direção de Paulo Borges, o Fashion Rio começou na sexta-feira apresentando as coleções do Rio Moda Hype e seus novos estilistas desfilando suas coleções para o Verão 2010.

capaSalinas

Eu, particularmente, gostei de pouca coisa. Tendo em vista que uma Huis Clos-mania tomou conta das coleções dos novos e também já consagrados designers o que se pode esperar para a próxima estação é uma profusão de moulages, de construções, torções e afins.

StefaniaStefania

Gosto do macacão que abre a apresentação da Stefania e só. Adoro o beachwear selvagem da Butch, mas ainda assim, acho que falta ginga à coleção. Claro que o smoking de neoprene no final e os laços nas sungas dão show a parte, mas, me digam, quem vai à praia com a bundinha embrulhada para presente?

ButchButch

Destaque dos novos talentos, Fernanda Yamamoto refresca a moda jovem com seus vestidos feito nuvem e uma estampa a la Volpi que encanta. Pena que é quando a vista acostuma-se à beleza que o desfile termina!  Do masculino eu só consigo gostar das primeiras peças da R.Groove. A marca perde seu foco lúdico anterior e dá lugar à uma alfaiataria precisa e isso, sim, merece atenção!

Fernanda YamamotoFernanda Yamamoto

Abrindo oficialmente o calendário, a Maria Bonita Extra abre sua caixinha de surpresas e joga na passarela um doce de coleção. Influenciada por Dorothy, personagem do clássico O mágico de Oz, a moçoila MBE vai desfilar por aí infestada de paetês e saias transparentes. É delicado, é comercial!

Maria Bonita ExtraMaria Bonita Extra

O que me empolga mesmo é Melk Z-Da e seu desfile-protesto (parece que descobriram a fórmula do sucesso na passarela!) com seus vestidos-cartucheira e com recortes incríveis. A melhor coleção do estilista nos últimos tempos!

Melk ZDaMelk Z-Da

Salinas traz as cores de Almodóvar e esquece as de Frida Kahlo, como bem reverencia a canção de Adriana Calcanhotto. Mas a moda-praia da griffe chega explodindo, com engana-mamães que amarram aqui, desabam acolá. Desnecessário comentar que é bonito, sim, mas não tem nada de mais!

Aí o evento vai seguindo. Acquastudio invoca Rabanne, futurismo cansativo, exagerado! Mara Mac começa bem com seus brancos e seus terninhos cinza com flúor-limão na lapela, mas escorrega na moulage, enquanto a Têca surge caricatural homenageando Jane Birkin e Françoise Hardy. A coleção tem ótimas sacadas, adoro os looks florais. É, Saint-Tropez é aqui!

TecaTêca

Graça Ottoni exagera no cetim, mas traz cores boas para a passarela. Alguém se lembrou que é verão! A TNG chama Regina Guerreiro para a direção criativa mas o ti-ti-ti fica por conta da presença de globais na encenação. A coleção em si nem é toda ruim, tem sacadas espertas, caso dos pixelados no final. Mas aí, meu bem, não é preciso desfilar…

CantãoCantão

A segunda, 08/06, começa com a Apoena. Isabela Capeto do evento carioca, a marca traz bordados, flores, cores e amores. Homenagem sintética à Brasília de Niemeyer! Depois teve a Cantão com suas mulheres-aventureiras, devotas de Robinson Crusoé, trajando preto e branco paetizado e um jeans com listras enviezadas que é de babar. Moda fácil, claro. Mas, ainda assim, gostosa de ver e comentar.

Luiza BonadimanLuiza Bonadiman

Victor Dzenk também aposta na Riviera e traz vestidões soltos, estampas pixeladas e peixes em preto e branco que valem a investida. Já a Coven infesta seu tradicional tricô de pérolas, uma brincadeira fashion que dá super certo.

LuizaLuiza Bonadiman

Mas é claro que o melhor do dia fica por conta de Luiza Bonadiman e Carlos Tufvesson. A primeira deixa de lado sua verve romântica e aposta num mulherão que vai à festas e noitadas com maiôs recortados e cheios de macramê, amarrados no corpo, só pode ser. Enquanto Tufvesson protesta contra a homofobia, traz as cores do arco-íris para a vida real e encurta seus vestidos de festa, também carregados de paetês. Mostrando que, sim, é possível ser feliz na moda e na vida real. Amém!

Carlos TufvessonCarlos Tufvesson

Palmas calorosas!

por Daniel Amarhal
Fotos: Silvia Boriello para Erika Palomino

Anúncios

One comment

  1. Achei o desfile da TNG beem sem gracinha.

    O Modices também está disponibilizando fotos dos desfiles e backstage do Fashion Rio. Depois vai lá ver (:



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: