h1

Fashion Rio: últimas impressões!

junho 11, 2009

capa

Enfim, mais uma temporada carioca se foi e a impressão que tive foi de um evento com sede de mudanças bruscas e profissionalismo por parte das marcas desfiladas. É muito fácil criticar a falta de criatividade, as cópias visíveis a olho nu nas passarelas. Difícil é prestar atenção na vontade dos estilistas de apresentar, cada um do seu modo, a sua melhor moda!

ju jabourJuliana Jabour

Algumas marcas merecem atenção redobrada. Caso de quem ousou mudar tudo e arriscar em novas modelagens, frescas criações, mesmo que estas pareçam confundir a cabeça da consumidora final. Juliana Jabour é uma delas. A estilista, famosa por seus vestidinhos em malha, lançou mão do caricatural e apresentou uma mulher mais madura e com sede de tendências-chave, como mangas bufantes, cinturas marcadas e vestidos-origamis. Eu comentei no Facebook que as novas consumidoras da marca provavelmente sejam as primas mais novas das de André Lima.

sta ephigeniaSta. Ephigênia

Na contra-mão do consenso, Luciano Canale aposta em mulheres-camaleoas para a sua Sta. Ephigênia. Famosa por seus looks festivos e jett-setters, a griffe carioca também inovou e foi corajosa demais para tanto. A coleção chega colorida, com interpretações em cima da obra de Yayoi Kusama e suas famosas (?) bolas. Muito paetê escama de peixe numa modelagem completamente desfocada daquilo que nos acostumamos a ver. Embora mereça atenção, acho muito mais a cara da Maria Bonita, fazer o quê?

Redley 2Redley

Coube a Redley fechar com chave de ouro. Comemorando os 25 anos de vida, a marca (re) lançou na passarela peças-desejo em minimalismo selvagem, com bermudas masculinas incríveis e um jeans em degradè que, de longe, foi o melhor da temporada. Gosto das calças altas e dos vestidos trapézio para as moçoilas. E embora eu seja contra a presença de famosos na passarela, Rodrigo Santoro só deu brilho ao gran-finale do Fashion Rio!

RedleyRedley

No mais, uma profusão de plumas na Tessuti que, dessa vez, errou a mão e parece ter buscado influências em Walerio Araujo. Mas, me desculpem, plumas no Verão não soa bem! Enquanto isso, Alessa Migani traz as referências da culinária para a moda e infesta o Verão 2010 de doces, pratos, taças, boquinhas e bocarras. Deliciosa de ver, experimentar e comentar. Mas, nesse caso, só as estampas já valem o comentário.

AlessaAlessa

Agora, se tem alguém que merece todos os aplausos e torna o Fashion Rio sinônimo de elegância plena esse alguém atende pelo nome de Lenny Niemeyer. O ti-ti-ti em torno de seu desfile foi tanto que os Facebookers amigos não paravam de falar a respeito. Um amigo fervoroso bradou a célebre frase: _”Lenny faz Beachwear Haute Couture”! E me diz se tem como não assinar embaixo?

O Rio nunca seria o mesmo sem essa maga da lycra, que pode simplesmente se dar ao luxo de decotar seus maiôs até o umbigo, torcer neoprene, dar laço em estampas de zebra que a gente quer sempre mais, que a gente não cansa nunca de elogiar. Porque, meus queridos, conseguir dar vida a míseros pedaços de tecido é uma lógica tão irracional como afirmar que dois e dois são cinco! Lenny é máxima, é única!

Lenny 2Lenny

E que me desculpem todos os outros, inclusive Luiza Bonadiman e Carlos Tufvesson que arrasaram, mas sem Lenny o Fashion Rio seria nada!

por Daniel Amarhal
Fotos: Silvia Boriello para Erika Palomino

2 comentários

  1. Lenny é minha salvação quando estou no Brasil, ja que não posso tomar sol e seus vestidos me caem como luva.
    Num dia quente em Paris eu saí de T-shirt dress e fui fotografada em plena Place Vendome. Me senti tao atraente, tao sexy como nunca e quando me perguntaram de onde era o vestido eu respondi LENNY!
    Por isso que amo tanto suas peças.


  2. Concordo!!!

    Lenny arrasou!!



Deixe um comentário

